segunda-feira, 31 de agosto de 2015

Churrasco e vinho combinam?

Churrasco e vinho? Claro! Descubra aqui quais são os estilos de vinho que vão muito bem com as principais carnes utilizadas nos churrascos!
churrasco com vinho
Brasileiro que é brasileiro não resiste ao churrasco, não é mesmo? E no fim de semana, as reuniões com os amigos em volta da churrasqueira prometem ser mais frequentes. Alguns tipos de vinho casam bem com os mais variados cortes de carne na grelha.
Para churrasco, precisamos de vinhos com corpo, taninos e boa acidez, como por exemplo, Tannat, Malbec, Cabernet Sauvignon e Syrah.
Essa regra é válida para cortes com gordura, caso contrário, o sal da carne poderá brigar com os taninos no paladar.

Então, pra variar um pouco e sair da mesmice da cerveja, vamos ao churrasco com as dicas de harmonização com o vinho:

Frango assado e carnes mais leves: Aposte num vinho branco, como Viognier. Essas carnes pedem vinhos mais aromáticos e de acidez equilibrada.

Picanha: Por ser envolta numa capa de gordura, os vinhos mais indicados são os feitos com as uvas Tannat e Malbec, que são ricos em taninos e acidez na medida certa.

Costela: Essa não pode faltar no churrasco, ainda mais com o molho barbecue, não é? Existem algumas opções de vinho neste caso, como Tannat, Malbec e Syrah.

Contrafilé: Fibrosa e com gordura lateral que ajuda a manter o sabor da carne, este corte vai bem com vinhos tânicos, como os elaborados com a uva Tannat.

Alcatra: É considerada uma carne mais macia e com pouca gordura, aposte num vinho de corpo médio, como Merlot ou Sangiovese.

Carré de cordeiro: Este corte, geralmente, tem pouca carne e mais gordura. Opte por um tinto pouco encorpado e com boa acidez, como rótulos que tenham a mistura de Malbec e Syrah.

Cupim: Por ser um corte mais seco, porém, macio, vai bem com um espumante brut.

Linguiça apimentada: Nesse caso, a melhor escolha é o Syrah, que tem corpo médio e acidez na medida.

Costela de porco: Como a linguiça, vale a combinação com rótulos Syrah.

Fraldinha: Macia e sem muita gordura, vai bem com a Merlot – considerado um vinho redondo e fácil de beber.

Filé Mignon: Este corte não tem sabor intenso nem gordura em demasia, portanto, não necessita ser harmonizado com um vinho tânico e de muita estrutura; Aposte num Carménère ou Tempranillo!
Sites para comprar vinhos - Sites de venda de vinhos avaliados
Siga o vinhosXvinhos nas redes sociais:
instagram de vinho vinho no facebook twitter de vinhos