quarta-feira, 12 de agosto de 2015

Vinho: Um brinde à saúde

Estudos e especialistas afirmam que beber vinho regularmente, mas com moderação, pode ajudar a combater doenças e a prevenir o envelhecimento cutâneo. Será verdade?
vinho e saúde
Felizmente, a resposta é positiva. Os efeitos benéficos, entre eles a redução de doenças cardiovasculares e neurodegenerativas, são devido aos componentes encontrados nas uvas. Mas, ao contrário do que muitos afirmam, não existe um consenso sobre a substituição do vinho pelo suco de uva. Há quem acredite piamente que as propriedades benéficas do vinho vão muito além das do suco. A bebida de Baco, por exemplo, tem a vantagem da ação vasodilatadora que o álcool oferece, o que ajuda o sistema cardiovascular. Os trabalhos demonstraram melhor efeito dos vinhos tintos e, embora os sucos de uva tenham propriedades benéficas, o consumo responsável do vinho deve ser contemplado até por ser mais prazeroso. Mas, é fundamental procurar o seu médico antes de consumir a bebida regularmente. E, é claro, beber com moderação e intercalar com água. De acordo com os especialistas, não existe uma quantidade ideal, mas, o consumo não deve ultrapassar a duas taças por vez, preferencialmente, até quatro dias na semana. Vale ressaltar que, de fato, beber vinho pode fazer bem à saúde, desde que a pessoa não tenha nenhuma doença que impeça sua ingestão.

Resveratrol: substância poderosa!
O vinho é rico em compostos chamados polifenóis
, que são os famosos flavonoides e resveratrol capazes de dilatar as artérias, limpar as placas de gordura e queimar até 30% das calorias; O resveratrol é muito conhecido pela sua ação antioxidante. Presente nas cascas das uvas tintas, esta substância combate os radicais livres e prolonga a vida das células. Podemos também citar outros benefícios, como ações anti-inflamatórias, cardioprotetoras, antimicrobianas, antifúngicas, antiproliferativas e quimiopreventivas contras os tumores, além de proteção contra os danos causados pela radiação ultravioleta do tipo B. O resveratrol tem poder antioxidante muito superior ao das vitaminas C e E. Inclusive, existem pesquisas demonstrando benefícios nos tratamentos de algumas doenças de pele, cabelo e unhas. Isto por conta da ação antifúngica dos polifenóis. Alguns testes químicos feitos, revelam que os vinhos tintos feitos com as uvas Tannat, Merlot e Sangiovese tem mais concentração desses compostos e a uva tinta que menos tem é a pinot noir. Os vinhos brancos tem muito pouco, até 10 vezes menos que os tintos.

Fique longe das doenças neurodegenerativas...
Um estudo publicado na revista "Acta Neurologica Scandinavica", do Reino Unido, afirma que o vinho ajuda na prevenção de doenças como o Alzheimer e Demência Senil. Os pesquisadores acompanharam, durante sete anos, mais de cinco mil adultos e registraram o seu consumo médio de vinho. O resultado foi surpreendente: aqueles que consumiram a bebida de maneira moderada (duas vezes ou mais por semana), tiveram melhores pontuações nos testes cognitivos. Outros estudos divulgados pela comunidade científica apontam mais efeitos positivos nos consumidores de vinho. Alguns descobriram melhora nos resultados em testes de QI, enquanto outros, menor chance de desenvolvimento de câncer.

E você? Já abriu uma garrafa de vinho hoje?
Sites para comprar vinhos - Sites de venda de vinhos avaliados
Siga o vinhosXvinhos nas redes sociais:
instagram de vinho vinho no facebook twitter de vinhos