quarta-feira, 5 de agosto de 2015

Classificando um rótulo de vinho reserva, reservado, etc

Se você fica em dúvida toda vez em que se depara com um rótulo de vinho, não se preocupe, segue algumas dicas:

O termo reserva pode ter um significado relevante na hora de comprar um vinho, já que para ser considerado assim, a bebida tem de passar por um método diferente, com mais tempo de envelhecimento para obter resultado superior. Na Espanha, para ser, de fato, um vinho reserva, ele deve estagiar, no mínimo, doze meses em barril de carvalho e envelhecer mais dois anos em garrafa. Os brancos e rosés devem ter ao menos dois anos de idade, desses, ter envelhecido seis meses em barricas. Além desse tempo, a bebida é feita com uvas selecionadas, o que a torna mais estruturada. A Espanha segue rigorosamente este método, pois faz parte de sua legislação.

Outros países que não têm a obrigatoriedade de seguir a lei podem usar o termo de forma indiscriminada, por vezes, inapropriada, com o intuito de atrair mais consumidores, ou apenas indicar que o exemplar tem qualidade superior em relação a outros rótulos da vinícola. Outro termo muito visto, principalmente nos rótulos da América do Sul, é o reservado, que, diferente do que parece, não passa pelo mesmo processo do reserva, sendo assim, sua qualidade não pode ser comparada por ser mais simples.

Alguns vinhos italianos usam o termo riserva, mas, neste caso, significa que a bebida foi envelhecida por pelo menos três anos – exceto Barolo, Brunello di Montalcino e Barbaresco, que devem ter, no mínimo, cinco.

Gran reserva e crianza

Outro termo que pode criar dúvida na hora da compra é o gran reserva. Para ter no rótulo esta classificação, o vinho deve ter sido elaborado com uvas originárias dos melhores vinhedos e de safras excepcionais, tendo passado, no mínimo, 24 meses em barril de carvalho e mais 36 meses em garrafa antes de ser comercializado. Os brancos e rosés devem ter, no mínimo, quatro anos e ter permanecido seis meses em carvalho. Seguindo esta linha, vem o chamado crianza. Este já pode ser degustado antes: são, pelo menos, doze meses em barril de carvalho e mais doze em garrafa. No caso dos brancos e rosés, o tempo de envelhecimento é o mesmo, mas, ao contrário dos tintos, passam seis meses em barricas.

Pois é... as classificações são muitas, mas não se desespere. Sempre que precisar, nos consulte. Tão bom quanto degustar um vinho é aprender mais sobre essa bebida, que, sem dúvida, é inspiradora.
Sites para comprar vinhos - Sites de venda de vinhos avaliados
Siga o vinhosXvinhos nas redes sociais:
instagram de vinho vinho no facebook twitter de vinhos